Vereadores propõem medidas de segurança para escolas de Piraí

por eduardo — última modificação 11/04/2023 16h47
Por meio de Indicações e Requerimentos, parlamentares destacaram ações que podem ser colocadas em práticas

O ataque a uma creche de Blumenau-SC no último dia 5, que deixou quatro crianças mortas e outras cinco feridas, e novas ameaças de atentados que circulam nas redes sociais estimularam um debate na Sessão Ordinária da segunda-feira (dia 10) da Câmara de Piraí. Medidas de proteção para evitar que tragédias ocorram em unidades escolares do município foi um dos principais assuntos tratados.

Por meio de Indicações e Requerimentos, parlamentares destacaram ações de segurança que podem ser colocadas em práticas pela Prefeitura, com apoio das forças de segurança. Os vereadores Didi (Patriota) e Xandeco (Republicanos), por exemplo, requereram que o prefeito, Dr. Ricardos Passos (Patriota), solicite à secretaria de estado de Polícia Militar o programa ‘Patrulha Escolar’ para o município de Piraí.

“Esse patrulhamento vai funcionar com uma maior aproximação do patrulheiro com a comunidade escolar. Ele também irá se estender para o período noturno”, consta na justificativa do Requerimento.

Seguindo linha semelhante, o vereador Alex Joaquim (PL) solicitou que o governo municipal interceda junto à PM para ter a volta dos programas nas unidades de ensino, como o “Agenda Escolar”, visando mais policiamento ostensivo nas escolas públicas do Estado.

Já o vereador João Máximo (PDT) sugeriu a urgente contratação de seguranças armados para as escolas e creches no município de Piraí. Conforme o texto, as equipes poderão ser compostas por policiais da reserva militar, “uma vez que já possuem alta experiência em abordagem e contenção de violência”.

Em outra Indicação, o vereador Didi propôs a colocação de câmeras de monitoramento em todos os colégios do município. “A solicitação tem por objetivo trazer mais segurança e coibir a violência em nosso município”, observou o texto.

O vereador Betão (PSB), por sua vez, indicou ao Poder Executivo, que determine junto à secretaria competente, a instalação de portão eletrônico e câmeras de segurança na Creche Municipal Kelma Tavares Fajardo Reis, no bairro Casa Amarela. “Existe medo e grande preocupação por parte dos pais, professores e alunos em todo Brasil por conta das constantes invasões de escolas e creches por todo país”, disse o parlamentar.

A próxima Sessão Ordinária está convocada para segunda-feira (dia 17), às 18h. A plenária será transmitida, ao vivo, por meio do canal da Câmara de Piraí no YouTube e o Facebook.