Vereador Darlei cobra esclarecimento da SMS de suposto caso de negligência de socorro
O vereador Darlei Gomes (MDB) utilizou a tribuna da Câmara, na sessão de segunda-feira (dia 4), para cobrar explicações da secretaria municipal de Saúde (SMS) sobre o suposto caso de negligência de socorro, que teria colaborado com a morte de Valdecir Honório. O homem, de 41 anos, foi vítima de derrame, ocorrido no último dia 30.
Segundo denúncia recebida pelo parlamentar, a ambulância não foi autorizada pelo médico de plantão no Pronto-Socorro de Arrozal a fazer a remoção do paciente para o Hospital Flávio Leal. Os familiares então tiveram que acionar o Samu, que demorou cerca de duas horas para fazer o atendimento. Valdecir acabou não resistindo e morreu antes de receber atendimento. “Não estou dizendo que o médico é o culpado, mas quero saber se o responsável é o Samu ou o Município. Se um lugar da dimensão de Arrozal, com a demanda que tem e um Pronto-Socorro, não entendo por que a ambulância não pode atender o doente para fazer os primeiros socorros e depois transferir para Piraí, e assim fazer o atendimento completo”, questionou o vereador Darlei.
O parlamentar afirmou que é preciso ter um consenso entre Município e Samu para mudar as regras de atendimento da ambulância. “Não pode isso, a ambulância está lá parada, o motorista está dentro do quarto. Por que não atender? Quero uma explicação da secretária de Saúde para dizer como funciona. Se ela disser que o atendimento só pode ser feito pelo Samu, temos que mudar”, salientou o parlamentar. Valdecir Honório era casado e deixa dois filhos, de 1 e 18 anos. A denúncia de negligência de socorro foi registrada na 94ª Delegacia de Polícia.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Piraí