Remanejamento de verbas: Secretários municipais prestam esclarecimento à vereadores
Representantes do Poder Executivo municipal foram recebidos na Câmara, na tarde de quarta-feira (dia 11), para esclarecer pontos de 11 projetos de leis ordinários versando sobre a abertura de crédito suplementar. A convocação da Mesa Diretora teve como objetivo dar celeridade aos trabalhos da Casa, atendendo determinação do presidente, Mário Hermínio (MDB), e solicitação apresentada pelo vereador Flávio de Almeida Ribeiro, Flávio Banana (PDT).
Os parlamentares alegam que as matérias de autoria do governo municipal, até então, não constaram na pauta de votação por falta de documentos explicativos. “Eu não quero atrasar ninguém, só quero, como representante da população, entender o que estou votando”, justificou o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Wilden Vieira, o Prico (PSC).
Os remanejamentos de recursos solicitados pelo Executivo municipal atendem áreas como Assistência Social, Obras, Meio Ambiente, Saúde e Educação. “A transparência é fundamental quando estamos tratando de recursos públicos, o que aumenta a nossa responsabilidade como parlamentares. Por isso é importante esse tipo de explicação, pois assim temos tranquilidade para votar com a consciência”, afirmou Alex Joaquim (PP), que preside a Comissão de Meio Ambiente. “Nossa preocupação é zelar pelo nosso município, por isso precisamos nos inteirar de forma mais profunda para evitar danos ao erário”, completou Dr. Ricardo Passos (PSD), presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social.
Participaram ainda da reunião o vereador Paulo César Leandro Simplício (PDT) e os secretários Carmen Maria Gomes (Fazenda); Sandra Simões (Educação); Ricardo Torres da Silva, o Cadão (Serviços Públicos); Mário Luiz Dias Amaro (Meio Ambiente); Roberto José Borges Silva (Obras e Urbanismo); e José Carlos da Silva (Procurador-Geral do Município); além de assessores do Executivo e o procurador-geral da Câmara, Lourivane Norris Ribeiro, o Duda; a chefe do setor de contabilidade, Simone Lessa; o assessor jurídico Rodrigo Paulo Souza de Oliveira.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Piraí