Presidente da Câmara participa de reunião para regularização fundiária da Fazenda Nacional de Santa Cruz

por eduardo — última modificação 20/12/2022 10h18
Piraí está cidades abrangidas pela FNSC
presidente da Câmara de Piraí, vereador Alex Joaquim (PL), participou na manhã desta segunda-feira (dia 19) de reunião com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O encontro aconteceu no Município de Seropédica e teve como objetivo de definir ações com vistas à regularização fundiária na Fazenda Nacional de Santa Cruz (FNSC), que uma área abrange a Serra do Matoso.

Recentemente foi estabelecida a busca de uma maior aproximação com as prefeituras das cidades abrangidas pela Fazenda Nacional de Santa Cruz. O cálculo do Incra é beneficiar cerca de um milhão de pessoas.

“Ações visando a governança e regularização fundiária da FNSC foram estabelecidas, para sejam desenvolvidas em parceria com os municípios de Seropédica, Japeri, a região Metropolitana do Rio, e Piraí também está incluída nessa parceira, devido a região da Serra do Matoso”, explicou Alex Joaquim.

A Fazenda Nacional de Santa Cruz é uma área que abrange dez municípios do Estado do Rio de Janeiro, com áreas urbanas e rurais que nunca foram regularizadas, apesar do título originário ser do ano de 1560, sendo provavelmente a questão fundiária mais antiga do país. São centenas de milhares de famílias envolvidas.