Prefeito, vice e vereadores mirins tomam posse em Piraí

por eduardo — última modificação 26/04/2023 13h50
Projeto envolve, de forma direta, toda a rede municipal de ensino

Na tarde de terça-feira (dia 14), aconteceu a cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeita e as vereadoras e vereadores mirins eleitos na Câmara Municipal de Piraí. A iniciativa faz parte do projeto Parlamento Mirim. A solenidade aconteceu no plenário Ivan Vernon Gomes Torres e contou com a presença de autoridades e familiares dos jovens políticos.

O Parlamento Juvenil foi instituído por meio da Resolução 611, de 22 de setembro de 2015, com objetivo de estimular a cidadania e a participação política entre os adolescentes e jovens. Neste caso, o Poder Executivo é composto por um prefeito mirim e um vice. Já o Legislativo é formado por 11 vereadores mirins, além do mesmo número de suplentes.

O projeto envolve, de forma direta, toda a rede municipal de ensino, elegendo alunas e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, por meio do voto da melhor redação, que este ano teve o tema ‘Que propostas inovadoras eu criaria como vereador Mirim?’ Na segunda fase, os candidatos e candidatas realizaram campanhas nas escolas. A eleição foi de forma direta, ocorrida no dia 12 de abril.

O Prefeito Mirim e sua vice também concorreram com a elaboração de uma redação, esta, porém, com o tema ‘O que eu faria de melhor como Prefeito Mirim?’ A diferença é que a votação para a escolha dos dois representantes foi feita de forma online.

“É uma grande oportunidade para esses jovens aprenderam como se faz a política e como as leis são feitas”, destacou o presidente da Câmara, vereador Mário Hermínio (PSB).

O prefeito de Piraí, Dr. Ricardo Passos (Patriota), que prestigiou a cerimônia, também falou da importância do Parlamento Mirim. “Acho esse projeto excepcional, porque nossos alunos têm, na prática, a aula de cidadania e de política. E é isso que a gente precisa, formar cidadãos e políticos que sabem quais as suas funções dentro da sociedade”, destacou.

Aluno do A escola Municipal Rosa Carelli da Costa, Kaiky Samuel da Rosa Rodrigues, agradeceu aos votos recebidos e comentou sobre sua meta como prefeito Mirim. “Tenho uma certeza, quero aprender muito para ajudar o nosso município”, afirmou.

Além do prefeito Dr. Ricardo Passos, estiveram presentes à Sessão Solene os vereadores Xandeco (Republicanos), Didi (Patriota) e Prico (PSC), além da primeira-dama do município, Dilma Rodrigues Campos Passos; a secretária municipal de Educação, Sandra Neves; a coordenadora do projeto, Rita Barros; e diretores de escolas. A primeira sessão plenária da Câmara Mirim está marcada para o dia 30 de maio, às 14h.

Confira a composição do Parlamento Mirim:

Prefeito Mirim – Kaiky Samuel da Rosa Rodrigues, aluno da Escola Municipal Rosa Carelli da Costa;

Vice-prefeita Mirim – Penélope Alves da Silva Souza, aluna do Ciep 158 Professora Margarida Thompson;

Vereadores Mirins – Caio Barbosa Elias da Rocha (C.M. Dr. Aurelino Gonçalves Barbosa); Gabriella Lázaro Santos Silva (E.M. Luiz Marinho Vidal); Giovana Fonseca Costa (E. M. Lúcio de Mendonça); Higor Ferreira de Almeida (Escola de Lajes); Isadora Ferraz Nascimento (E. M. Lúcio de Mendonça); Kyara Sacramento da Silva (E.M. Epitácio Campos); Luiz Miguel Alcebiades de Oliveira (C.M Presidente Castelo Branco); Marina Vasconcelos Cardoso (Ciep 477 – Professora Rosa da Conceição Guedes); Marya Eduarda de Souza Baldez (C.M.P.C.B); Robledo Augusto Santos de Almeida (E.M. Rosa Carelli da Costa); e Talyson da Silva Pires de Souza (Ciep 158 – Professora Margarida Thompson).

Suplentes – Alexandra Bonfim da Silva (E.M. Aurelino Gonçalves Barbosa); Ana Beatriz Oliveira Marques (E.M Lúcio de Mendonça); Eiko Rodrigues Edaki (E.M. Luiz Marinho Vidal); Fernanda Veloso Ferreira (C.M.P.C.B); Jullyara Romão Santana Mendes (C.M.P.C.B); Kíssia Andrade da Silva (E.M. Rosa Carelli da Costa); Lucas Ferreira Parreira (E.M. Epitácio Campos); Luísa de Araújo Medeiros (Escola de Lajes); Luiz Henrique Nascimento Duarte (Ciep 158 – Profª Margarida Thompson); Maria Fernanda de Oliveira (E.M Lúcio de Mendonça); e Maria Victoria da Silva Rocha (Ciep 477 – Profª Rosa da Conceição Guedes).