Novos integrantes do Parlamento Juvenil tomam posse

por eduardo — última modificação 13/05/2019 14h15
Novos integrantes do Parlamento Juvenil tomam posse

Programa é composto por alunos do Ensino Fundamental do Município

O aprendizado sobre a vida política começa cedo em Piraí, e na última quinta-feira (dia 9), os componentes do Parlamento Juvenil participaram da primeira sessão do segundo período de 2019. O plenário foi ocupado por pais e familiares dos jovens, além do presidente da Câmara, Alex Joaquim (PP), do vereador Cesinha (PDT) e da secretária municipal de Educação, Sandra Simões.

O ponto principal da sessão foi a posse dos três vereadores mirins suplentes Jonathas da Silva Alexandrino, Damarys Piserthio Figueiredo e Yasmin Albernaz Dolôres, que fizeram o juramento. Em seguida, o presidente do Parlamento Mirim, Victor Hugo Theodoro da Silva, passou a palavra às autoridades presentes. “Piraí dá mostra da cidadania ao promover o Parlamento Juvenil. Fico feliz de ver que algumas das proposições apresentadas pelos vereadores mirins acabam sendo parecidas com as elaboradas por nós vereadores. Demonstra que os jovens estão atentos aos problemas de nossa cidade”, destacou o presidente da Câmara, vereador Alex.

O programa é composto por nove Vereadores Mirins, alunos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas do Município de Piraí, mediante processo seletivo organizado pela SME. O mandato tem prazo de um ano.

Resolução

O Parlamento Juvenil foi instituído por meio da Resolução n° 611 de 22 de setembro de 2015, de autoria do vereador Júnior Rocha (DEM), e tem como objetivo contribuir para a formação consciente de seus diretos e deveres, sendo capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade. O projeto envolve de forma direta toda a rede municipal de ensino, elegendo os vereadores e suplente por meio do voto da melhor redação com tema específico.