Integrantes do movimento "Direita Piraí" são recebidos pela presidência da Câmara

por eduardo — última modificação 01/11/2019 11h25
Projetos para a área da Educação foram tratados no encontro

Representantes do Movimento “Direita Piraí” foram recebidos na manhã de terça-feira (dia 29) pelo presidente da Câmara, Alex Joaquim (PP), e o primeiro secretário, vereador Júnior Rocha (DEM). Na pauta do encontro, três propostas voltadas de modo específico para a área de Educação.

O primeiro assunto tratado foi a criação de Projeto de Lei instituindo a comemoração do Dia dos Pais e das Mães no calendário escolar das redes públicas e privadas. Os integrantes do Movimento explicaram que este ano, nos meses de maio e agosto, as duas datas não foram celebradas nas escolas administradas pela prefeitura. “Vale acrescentar que a comemoração do Dia dos Pais e das Mães é uma forma de valorizar a presença da figura paterna e materna em nossas vidas”, consta em um dos trechos do ofício entregue pelo coordenador do “Direita Piraí”, Cristiano Heleno, e o pastor Paulo Comitre.

Outra proposta debatida foi sobre Piraí receber uma Escola Cívico-Militar de ensino básico e médio. Os integrantes do Movimento lembraram que um terreno chegou a ser desapropriado no Varjão para abrigar a sede da unidade, no entanto, o município acabou não aderindo ao programa do Ministério da Educação (MEC). “Nossa intenção é resguardar o melhor para nossas crianças”, salientou Cristiano.

Para a Escola Cívico-Militar, o MEC vai liberar R$ 54 milhões em 2020 para ser investido no pagamento de pessoal em algumas instituições e na melhoria de infraestrutura, compra de material escolar e reformas, entre outras intervenções. O Ministério da Defesa irá contratar militares da reserva das Forças Armadas para trabalhar nos estabelecimentos. Os profissionais vão receber 30% da remuneração que recebiam antes de se aposentar. A duração mínima do serviço é de dois anos, prorrogáveis por até dez, podendo ser cancelado a qualquer tempo.

A reunião foi finalizada com o debate sobre a possibilidade da apresentação de um Projeto de Lei instituindo a ‘Escola Sem Partido’. A iniciativa proíbe professores de abordar opiniões e visões políticas em sala de aula de escolas municipais. Entre os objetivos da proposta, seria a “neutralidade política, ideológica e religiosa”, além do impedimento da instituição de ensino em “abordar questões sobre a orientação sexual”. O presidente da Câmara, Alex Joaquim, relatou que pretende convocar uma audiência pública para tratar o tema de maneira mais ampla com representantes de diferentes segmentos da sociedade. Por motivos profissionais, o vereador Dr. Ricardo (PSD), que a princípio participaria da reunião, teve que se ausentar.

Lael Teixeira
Lael Teixeira disse:
29/10/2019 17h01
Uma pequena coisa que vai melhorar muito a vida das pessoas neste cidade um bom exemplo para ser seguido nas cidades desta mesma região
Comentários foram desativados.