Com apoio da Câmara, Piraí vai ganhar polo de universidade a distância

por eduardo — última modificação 10/02/2020 12h16
Acordo garante desconto no valor das mensalidades para servidores públicos do município

O Município de Piraí receberá ainda no ano de 2019 um polo da Universidade Estácio de Sá (Unesa). Uma reunião no final da manhã de segunda-feira (dia 4) definiu o imóvel onde a unidade de Ensino a Distância (EAD) será instalada, no Centro da cidade. Serão oferecidos mais de 100 cursos, incluindo graduação, pós-graduação e MBA, todos credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), o que garante a validade dos diplomas.

A expansão de oportunidades para os estudantes ingressarem na universidade, sem o inconveniente do deslocando para outras cidades, há anos é debatida no plenário da Câmara de Vereadores. O primeiro passo aconteceu em 2014, com a inauguração do polo do Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). “Mesmo com o Cederj em funcionamento, identificamos que ainda existia carência de cursos de ensino superior e fomos buscar junto às universidades públicas e particulares uma que tivesse interesse em se instalar aqui em Piraí”, lembrou o presidente do Poder Legislativo de Piraí, Alex Joaquim (PP).

O ensino a distância é a modalidade de estudos que mais cresce no mundo. No Brasil, a Estácio de Sá é uma das maiores instituições a oferecer esse tipo de formação. No EAD, o aluno estuda a maior parte do tempo pela internet, em um ambiente virtual de aprendizagem. Também participa de algumas atividades presenciais – a frequência varia de acordo com o tipo de curso escolhido.

Ficou acordado entre o presidente da Câmara e a mantenedora do EAD da Estácio, Graziane Soares, que os servidores públicos de Piraí terão direito a desconto no valor das mensalidades, que pode chegar a 50%, conforme o curso escolhido. “Muitas pessoas têm interesse em cursar uma faculdade, mas pelo custo elevado, incluindo do transporte, elas acabavam adiando essa possibilidade. Com uma unidade da Estácio em Piraí, creio que estaremos oportunizando essas pessoas”, finalizou Alex.