Câmara aprova requerimentos solicitando melhorias no serviço da Light
Na ordem do dia da sessão de segunda-feira (dia 12), quatro vereadores tiveram requerimentos aprovados pelo plenário em que cobraram melhorias nos serviços prestados pela Light. O vereador Dr. Ricardo Passos (PSD) solicitou que a concessionária de energia elétrica corte uma árvore existente na Rua Antônio da Rosa Machado Júnior, em frente ao número 36, no bairro Rosa Machado. “A proposta tem como objetivo restabelecer a segurança e a tranquilidade dos pedestres que utilizam do local. Além das folhas e frutos sujarem as ruas e atraírem mosquitos, os galhos estão caindo sobre a rede de energia e telhados das casas, gerando risco eminente de acidente e, ainda, podendo haver suspensão no fornecimento de energia no bairro”, destacou Dr. Ricardo.
Na mesma sessão, o vereador Luiz Fernando Colucci Júnior, o Júnior Dentista (PDT), por intermédio de requerimento solicitou a interferência do Poder Executivo Municipal junto à Light para a instalação de rede de baixa tensão na RJ-133 da estrada Morsing, a partir do Posto do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV). O serviço ficaria numa distância de aproximadamente 400 metros do bairro Rosa Machado. “O referido pedido se faz necessário para que posteriormente sejam instalados os pontos de luz que trará mais segurança aos transeuntes da referida estrada”, justificou. O requerimento de Júnior Dentista foi aprovado.
Já o vereador Alex Joaquim (PP) solicitou o remanejamento do sistema de posteamento de distribuição de energia elétrica de média e alta tensão que corta os imóveis, chácaras e sítios habitados por diversas famílias moradoras da Rua Marginal, conhecida como Rua Paralela ao km 219, na BR 116. O parlamentar sugeriu que a realocação aconteça no logradouro público denominado Rua Marginal, localizada paralelamente a toda extensão do km 219 da pista de subida, sentido Rio-São Paulo, da via Dutra, na Serra das Araras. “O sistema originalmente implantado impõe dificuldades e limitações ao direito de propriedade e construção dos moradores que se encontram impedidos de ampliarem suas casas, bem como realizarem plantações, benfeitorias ou qualquer tipo de obras de grande complexidade, dificultando a qualidade de vida dos moradores”, explicou Alex.
A Light também foi citada pelo vereador João Carlos dos Santos Máximo (PDT). O parlamentar pleiteia a substituição dos postes de madeira existentes no bairro 4 de Abril. “Os postes encontram-se com a base podre, com risco eminente de cair, causando grande preocupação aos moradores e pedestres que por ali transitam”, disse o parlamentar.
Cedae
Em outro requerimento, o vereador João Máximo solicitou à Mesa Diretora que seja encaminhado pelo expediente Legislativo ao governo municipal que providencie junto à Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) um estudo para a viabilidade de fazer extensão da rede de abastecimento de água na RJ 145 – Piraí x Passa Três. A intervenção teria início a partir do nº 6.500 até o limite municipal. “Os moradores daquela localidade não dispõem de tal benefício, e com o calor intenso dos últimos meses, vem sofrendo com a falta d’água. Com a extensão a rede irá trazer mais qualidade de vida às pessoas que ali residem”, analisou João Máximo.
Inea
Ainda na sessão da noite de segunda-feira, o plenário aprovou requerimento José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (Avante), solicitando junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) um estudo de viabilidade de tornar o Rio Piraí navegável. “A solicitação tem por objetivo criar mais incentivo ao turismo, gerando com isso emprego e renda para o nosso município. Proporcionando atividades de educação ambiental e recreativas, como passeios de barcos, dentro outros, e com isso a divulgação dos nossos atrativos turísticos”, sugeriu Russo.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Piraí