Câmara aprova repasse de R$ 2,8 milhões para o Hospital Flávio Leal
A Casa de Caridade de Piraí, mantenedora do Hospital Flávio Leal, receberá aporte financeiro de R$ 2,880 milhões, em parcela única. A autorização ao Poder Executivo municipal do repasse do recurso foi aprovada em regime de urgência pela Câmara de Vereadores, na sessão ordinária de segunda-feira (dia 13).
Os recursos financeiros para efetivação da contribuição autorizada são oriundos da secretaria de Estado de Saúde, por meio do Fundo Estadual de Saúde, e fazem parte do Programa de Apoio aos Hospitais do Interior. O PAHI é um programa estadual, cuja finalidade é aumentar a resolutividade das ações através de uma relação entre a Atenção Básica (AB) e os hospitais, promovendo a melhoria da qualidade da gestão, do cuidado, da eficiência e da eficácia dos equipamentos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Rio.
Com dez leitos de UTI recém-inaugurados, o Hospital Flávio Leal é uma casa de caridade que recebe pacientes não apenas de Piraí e outros municípios do Sul Fluminense, como também de parte da Baixada, como Seropédica, Paracambi e Itaguaí. E por estar próxima à rodovia Presidente Dutra, principal via que liga Rio de Janeiro a São Paulo, a unidade absorve vítimas de acidentes do trecho que corta a cidade. Atualmente, a unidade tem 14 leitos clínica médica – sendo 12 do SUS e dois privados.
A estrutura do hospital conta também, entre outras, com Centro Cirúrgico e Sala de Estabilização, que recebe pacientes graves da emergência. A Mensagem encaminhada pela Prefeitura foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara, em sessão presidida pelo vereador Alex Joaquim (PL).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Piraí