Vereadores de Piraí recebem representantes da Rio+Saneamento
Alex Joaquim e Betão destacaram o início das cobranças das taxas, mesmo sem a infraestrutura de abastecimento de água ter sido colocada em prática
O presidente da Câmara Municipal de Piraí, Alex Joaquim (PL), e o vereador Betão (PSB) se reuniram, nesta terça-feira (dia 29), com representantes da concessionária Rio+Saneamento. Na pauta, as reclamações e os questionamentos recebidos pelos parlamentares nestes primeiros quatro meses de operação da empresa, responsável pela distribuição e tratamento da água e esgoto que até então era realizado pela Cedae.
Dentre alguns dos pontos debatidos pelos vereadores, foram destacados o início das cobranças das taxas, mesmo sem a infraestrutura de abastecimento de água ter sido colocada em prática. Outro tema foram os projetos para a ampliação do fornecimento e formalização de ligações.
“Somos cobrados diariamente pela população, indicando os problemas de abastecimento da nossa cidade. Por isso convidei, mais uma vez, o pessoal da concessionária para uma reunião, a fim de que os representantes da Rio+Saneamento tenham conhecimento da situação existente, para que possam, de fato, serem resolvidos", afirmou Alex Joaquim.
O encontro resultou no agendamento de uma reunião envolvendo a concessionária e moradores de Cacaria, previamente marcada para o dia 10 de dezembro, às 10h, na sede da Associação de Moradores. “Será uma maneira de aproximar a Rio+Saneamento da população, que ainda busca compreender o funcionamento e o planejamento da empresa para aquela localidade, que, por ser distante do centro, acaba ficando isolada”, disse Alex.
Já o vereador Betão (PSB) sugeriu um encontro, nos mesmos moldes, para o início do próximo ano. Nesta oportunidade, que tem previsão de acontecer no dia 7 de janeiro de 2023, no Ciep Casa Amarela, serão ouvidos moradores dos bairros Sarole, Morro da Prefeitura, Sossego e Cruzeiro.
“Temos que dar uma satisfação a essas pessoas que sofrem com a falta de abastecimento de água”, destacou o parlamentar, que também sugeriu que a concessionária invista recursos em projetos nas áreas sociais e de lazer no município.
O gerente comercial da Rio+Saneamento, Fábio Tinoco, assegurou que em breve Piraí receberá melhorias no serviço prestado pela concessionária. “Vocês podem ter certeza de uma coisa, as melhorias irão chegar, mas a gente precisa entender a demanda da cidade. O nosso objetivo é universalizar o serviço”, garantiu Tinoco.
Reuniões entre representantes do Legislativo e da concessionária já resultaram em benefícios para a população. No mês de outubro, após sugestão apresentada pelo vereador Sena (PDT), em audiência pública promovida pela Câmara Municipal, o distrito de Arrozal ganhou o primeiro posto itinerante de atendimento ao cliente da Rio+Saneamento.
No local, os consumidores encontram os mesmos serviços disponíveis em uma loja comercial da empresa, como solicitação de ligação nova, troca de titularidade, informações sobre conta de água e segunda via, revisão de cadastro, pedido de manutenção, entre outros.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Piraí