Legislativo de Piraí participa de evento de capacitação

por eduardo — última modificação 08/12/2021 09h22
Experiência adquirida pelos participantes, em breve, pode refletir em benefícios para a população

Os vereadores da Câmara Municipal de Piraí participaram do 1º Seminário de Capacitação do Legislativo Fluminense. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur) e pela Companhia de Turismo (TurisRio), o evento foi realizado entre os dias 2 e 3 de dezembro, no auditório do Museu do Amanhã, no centro da capital fluminense.

A proposta do encontro foi auxiliar no desenvolvimento das políticas públicas voltadas para o turismo. E a experiência adquirida pelos participantes, em breve, pode refletir em benefícios para a população de Piraí. A Câmara Municipal começou a apreciar, na sessão de segunda-feira (dia 6), por exemplo, requerimento solicitando que a Prefeitura interceda junto ao governo estadual, a fim de firmar convênio para promover visitação a pontos turísticos no estado.

De autoria dos vereadores Didi (Patriota), Júnior Dentista (PSB), Prico (PSC) e Xandeco (Republicanos), a proposta é que estudantes da rede pública de Piraí, grupos da 3° idade e de outros projetos apoiados e reconhecidos pelo poder público municipal, de forma gratuita (inclusive o transporte), conheça pontos turísticos do Estado. O roteiro sugerido incluiria o Museu do Amanhã, Cristo Redentor, Jardim Zoológico, AquaRio.

“O fomento ao turismo, promovendo acesso desses grupos, irá intensificar e abrir novas perspectivas de conhecimento e cultura, além de alimentar o turismo como um todo, trazendo um elevado ganho a toda cadeia”, consta no requerimento assinado pelos parlamentares.

Evento

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, abriu o evento abordando a importância do legislativo para o setor e apresentou o trabalho que vem realizando a frente do órgão. “Esse é o primeiro evento de Capacitação que a Secretaria realiza e espero que aconteçam muitos outros no próximo ano. Nosso intuito é auxiliar o legislativo dos municípios, pois não adianta consolidarmos os destinos se não tivermos, lá na ponta, a sensibilidade da legislação e de todo o ordenamento que é necessário fazer nas cidades”, afirmou o secretário.

Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio, fez uma palestra sobre benefícios do turismo para os municípios e falou ainda sobre a importância para o desenvolvimento da economia.

“Precisamos dar mais importância para o turismo como um todo. Ele precisa ser um braço forte no desenvolvimento das políticas públicas e vocês podem auxiliar nesse processo. Temos certeza que os conceitos e discussões que estão acontecendo neste seminário serão fundamentais para o turismo fluminense”, afirmou Almeida.

Ainda durante o Seminário, os participantes acompanharam a palestra do diretor de Marketing da TurisRio, Pablo Kling, que abordou a competitividade, a comunicação e o marketing turístico. O evento apresentou também mesas de discussão, palestras e visitas técnicas a equipamentos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, como, por exemplo, ao Cristo Redentor.

A capacitação teve como público-alvo vereadores membros das Comissões de Turismo das Câmaras Municipais do Estado, que receberam certificados de participação ao final do evento. O Seminário foi realizado seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a Covid-19. De acordo com decreto 49.335/2021 da Prefeitura do Rio, foi exigido comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acesso aos locais de realização das atividades.