Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Legislativo de Piraí é um dos pioneiros no Estado na digitalização de documentos

Legislativo de Piraí é um dos pioneiros no Estado na digitalização de documentos

por Eduardo publicado 16/12/2019 11h25, última modificação 16/12/2019 15h25
Arquivo digital começou a ser implantado no ano de 2016 e desde então serve de referência para outros municípios
Legislativo de Piraí é um dos pioneiros no Estado na digitalização de documentos

Mateus Rosa é o responsável pelo serviço de arquivo da Câmara

Mais de 400 mil documentos que contam a história do município de Piraí estão disponíveis no arquivo digital da Câmara de Vereadores. O processo de digitalização utilizado pela Casa, garante a preservação do documento físico, sua originalidade e possibilita o descarte de documentos em formato de papel. Além disso, com o processo, garante-se a segurança dos documentos contra extravios, incêndios e acidentes de qualquer natureza.

A digitalização dos documentos iniciou em 2016, quando o Legislativo piraiense era presidido pelo vereador Júnior Rocha (DEM). Desde então, todos os documentos passam por um processo de triagem, estabelecendo os tipos existentes na Casa. Somente este ano, foram digitalizados mais de 2500 processos. “Essa é uma forma de acompanhar o avanço da tecnologia e manter a memória documental da Câmara e do Município”, disse o atual presidente Alex Joaquim (PP), lembrando que a intenção é também aproximar, divulgar, otimizar e preservar a memória de nossa cidade.

Após ser recebido e digitalizado, uma cópia das páginas é armazenada em local seguro, no setor de Arquivo da Câmara, reduzindo o risco de sinistros, preservando assim as memórias da cidade. No arquivo digital, que é lançado no Sistema GED (Gerenciador Eletrônico de Documentos), é possível encontrar documentos, como projetos de leis, mensagens, indicações, moções, requerimentos e todo material que tramitaram pelo parlamento de Piraí. “Recebemos visitas de representantes de diversas Câmaras municipais e órgãos fiscalizadores que elogiam a estrutura do nosso setor de Arquivo. A nossa organização, que é motivo de orgulho para todos nós vereadores e funcionários desta Casa, mostra também o nosso comprometimento com a transparência dos processos”, salientou Alex.

 

registrado em: ,